Em um esforço conjunto para enfrentar desafios ambientais e de saúde pública, a Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel) realizaram uma visita técnica à Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). A visita teve como objetivo principal a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras para problemas como o combate ao mosquito maruim e a eficiente gestão de resíduos sólidos.
Um dos destaques da visita foi o “Projeto Maruim”, um esforço colaborativo do Laboratório de Inovação da Amvali e do CigaAmvali. Este projeto utiliza um ativo biológico desenvolvido após 13 anos de pesquisa, sob a liderança de cientistas como Luiz Américo e Gilmar Erzinger, PHD. O Controlador Bioativo do Maruim (CBO), produto dessa pesquisa, é uma formulação biológica destinada a erradicar os focos de proliferação do maruim, sem impactar negativamente o meio ambiente ou as culturas locais.
Outro projeto examinado pela delegação foi a Usina de Processamento de Resíduos (UPR) em São Bento do Sul, agora operada pela Ecoeficiência Soluções Ambientais. Esta usina inovadora transforma resíduos coletados em diversos produtos, como tijolos, tubos e pavers, e contribui para a sustentabilidade urbana.
A visita proporcionou uma excelente oportunidade para a Amurel e para o CIM/Amurel conhecerem práticas inovadoras que podem ser adaptadas aqui, na região. As discussões e os aprendizados compartilhados apontam para uma futura colaboração mais estreita entre as associações, visando melhorar a qualidade de vida e o ambiente em suas comunidades.
Este encontro, reforça a importância da união e da troca de conhecimento para enfrentar desafios ambientais de forma eficaz e sustentável.
Visitaram a Amvali o presidente do CIM, prefeito de grão-Pará Hélio Alberton Junior, o diretor executivo da Amurel e do CIM, Celso Heidemann, o coordenador administrativo da Amurel Everson Guimarães e Daniel Bitencourt, representando a Prefeitura de Tubarão.