A veterinária do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel (CIM/Amurel), Kessya Niero, esteve nessa segunda-feira (13) reunida com produtores familiares associados da Cooperativa Agrícola de Sangão (Agrisan), para uma conversa de esclarecimentos e conscientização sobre a importância de os produtores adequarem suas propriedades e produtos de acordo com as normas sanitárias estabelecidas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
A visita foi feita por solicitação da veterinária da prefeitura de Sangão, Isabela Sangaletti, uma das pessoas no município imbuídas em implantar o Serviço de Inspeção Municipal em todos os estabelecimentos de produtos de origem animal de Sangão.
Além de Isabela e dos produtores familiares, estiveram presentes também a engenheira agrônoma do escritório da Epagri no município, Lilian Gonçalves dos Santos, a presidente da Agrisan, Marcilene Rodrigues Lima, e o secretário de Agricultura Itamar Cardoso.
“Foi demonstrada ao grupo a importância do registro no SIM, que desta forma estarão seguros de que estarão vendendo seus produtos dentro das normas de segurança alimentar, e da mesma forma, os consumidores terão a segurança de que estarão comprando um alimento inspecionado. Garantir a segurança alimentar é nosso principal objetivo, mas na reunião também procurei demonstrar que produto com selo do SIM sempre tem seu mercado ampliado porque os estabelecimentos comerciais não têm mais espaço pra produtos sem selo de inspeção”, disse Kessya Niero.
O trabalho do Consórcio, de conscientização e convencimento sobre a importância da implantação do SIM, é contínuo. Vários municípios já estão em fase de implantação do SIM, o que exige não só adequações dos produtores, mas também a padronização da legislação municipal de cada município.