You are currently viewing CIM/Amurel conquista o tão almejado selo de equivalência ao Sisbi-POA

CIM/Amurel conquista o tão almejado selo de equivalência ao Sisbi-POA

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM/Amurel) receberá no próximo dia 28 de novembro o selo de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A cerimônia acontecerá no município de Mirassol D’Oeste, estado do Mato Grosso e é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O ministro Carlos Henrique Baqueta Fávaro estará presente.

O selo Sisbi-POA concedido ao CIM/Amurel será válido inicialmente para os escopos de leite e ovos, sendo assim, o Consórcio poderá fornecer o selo a agroindústrias do mesmo tipo que já foram inspecionadas. No caso de indústrias de peixes, carne e mel que queiram adesão ao Sisbi, será necessária uma nova auditoria dos fiscais do Mapa.

Conquistar a estrutura necessária para ter as condições de equivalência ao Sisbi-POA era uma meta do CIM/Amurel, estabelecida em Assembleia Geral Ordinária. Obter equivalência significa que o Mapa reconhece que o CIM/Amurel segue os padrões do Ministério.

O CIM/Amurel implantou o Programa de Inspeção Regionalizado em 2022 e buscou a adesão dos 18 municípios associados. Diante do grau de exigências e da quantidade de adequações e procedimentos estabelecidos pelo Mapa para a obtenção do selo, até o momento dois municípios aderiram: Tubarão e Treze de Maio. Os demais poderão aderir a qualquer momento, desde que sigam um processo de padronização das leis e procedimentos.

“Não é um processo tão simples, por que o Ministério da Agricultura é extremamente exigente e rigoroso para conceder a equivalência ao selo Sisbi-POA. Não poderia ser diferente, afinal, estamos falando de alimentos e de atestados para o consumo dos mesmos. Isso é muito sério.  Mas já conseguimos o selo para os escopos de leite e ovos, o que é uma grande conquista. Vamos continuar trabalhando firme, agora para buscar a ampliação dos escopos, para carnes, pescados e mel”, diz a veterinária Kessya Niero, responsável pelo programa do CIM.

A partir  de agora, as empresas agropecuárias da região que ainda não tenham o selo Sisbi-POA e queiram comercializar seus produtos (nos escopos leite e ovos) para outros municípios de Santa Catarina ou para outros estados da federação poderão solicitar Adesão ao SISBI ao CIM/Amurel.

“É uma conquista muito importante do Consórcio, que vai poder, a partir de agora, prestar este trabalho junto aos municípios e empresas, e potencializando o movimento econômico destas empresas, que recolhem seus tributos dentro destes municípios, mas que passarão a fazer a comercialização em nível nacional. Então, é um incentivo à economia destes estabelecimentos e aos municípios. Estaremos lá, com muito orgulho, recebendo este selo que é mais uma conquista pra entidade e para a região”, declara o presidente do CIM. Hélio Alberton Júnior.

Além do presidente, representarão o CIM no ato de entrega do selo de equivalência ao Sisbi, o diretor executivo do CIM, Celso Heidemann, a veterinária do CIM, Kessya Niero e representantes dos municípios aderidos ao sistema CIM/Amurel. Na mesma cerimônia do dia 28, também estarão presentes representantes das três empresas indicadas de Tubarão.