Seis dias depois de dar parecer técnico favorável à instalação da usina de asfalto em Pedras Grandes, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) emitiu na sexta-feira (18) a Licença Ambiental Prévia e a Licença Ambiental de Instalação (LAI) do empreendimento. A LAI era o documento mais aguardado pelo CIM/Amurel, pois dependia dele a continuidade do processo de instalação da usina.
“Agora o próximo passo é a licitação das obras civis para a implantação da usina. As mesmas devem ser publicadas nas próximas semanas”, adianta o engenheiro civil do CIM/Amurel, Cleiton Gasperin.
As obras necessárias são a construção de uma baia onde serão armazenados os agregados pétreos, utilizados na produção de massa asfáltica (CBUQ); a construção da base de concreto armado e rampa; instalações elétricas; adequação de uma edificação existente no local, onde funcionarão o escritório, refeitório, depósito e sanitários; e construção da bacia de contenção para os tanques de pintura e emulsão asfáltica. A licitação será na modalidade Concorrência Pública.
“Acreditamos que devemos começar as obras civis em janeiro ou fevereiro do ano que vem. A expectativa é que já no primeiro semestre de 2025 teremos a usina operando. Este é a nossa expectativa”, diz o presidente do CIM/Amurel, prefeito de Grão-Pará Hélio Alberton Junior.
Segundo o presidente, será possível reduzir o custo para os municípios consorciados em quase 35% no que diz respeito à aquisição da massa asfáltica.
Investimento
A usina de asfalto está sendo implantada com recursos do governo do estado na ordem de mais de R$ 11,2 milhões. Além dos equipamentos utilizados na produção da massa asfáltica, o investimento contemplou também recursos para a compra de máquinas e equipamentos utilizados na execução dos trabalhos de pavimentação.
Já estão na usina e, muitos deles em uso nos municípios, uma mini carregadeira Bobcat, equipada com pá e mais um kit fresadora, um britador móvel, um rolo compactador leve, um rolo compactador pesado, um rolo pneumático estático, um silo para emulsão asfáltica, uma pá carregadeira, a própria usina móvel de asfalto com capacidade de processar até 120 toneladas/hora, um caminhão espargidor completo, um caminhão de pintura de sinalização viária, um caminhão para transporte de pessoal e equipamentos, uma vibroacabora, quatro contêineres habitáveis, para uso como escritório, refeitório, vestiário e laboratório de asfalto, e ainda ferramentas manuais, equipamentos de sinalização, compactador manual e cortador de piso.