O governador do estado Jorginho Mello, deputados estaduais, secretários de governo, vereadores e prefeitos, em exercício e eleitos para o próximo mandato predominaram entre o público presente na inauguração da ponte Stélio Cascaes Boabaid, ocorrida ontem (19), no acesso à ponte, no lado de Tubarão.
Dentre as autoridades que tiveram espaço para pronunciamento, o presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM/Amurel), prefeito de Grão-Pará Helio Alberton Junior destacou o trabalho exaustivo que os funcionários do CIM/Amurel tiveram ao longo do processo, desde a destinação dos recursos para a elaboração do projeto, passando pela execução do projeto, até a conclusão dos acessos à ponte.
Hélio frisou ainda sua gratidão a todos os agentes e órgãos públicos envolvidos na etapas do projeto, o que culminou no sucesso dele e na entrega desta importante obra de mobilidade da região, ainda que os dois municípios mais beneficiados de imediato sejam Capivari de Baixo e Tubarão.
O presidente do CIM/Amurel agradeceu também ao diretor executivo da Amurel Celso Heidemann, que atua de forma voluntária como diretor executivo do Consórcio, por sua dedicação e empenho em resolver as questões ao longo da obra. Também fez menção ao seu antecessor no cargo, o ex-presidente do CIM, Ibaneis Lembeck, que teve uma importância fundamental na consolidação do CIM e, em especial, para que o projeto da ponte tivesse o desfecho que teve. Helio destacou ainda o excelente trabalho da empresa Traçado Construções, que executou o projeto da ponte (elaborado pela Amurel) com excelência e dentro do prazo contratual.
O governador Jorginho Mello, dentre os seus destaques do discurso, elogiou a capacidade gerencial do CIM em administrar o convênio que possibilitou a obra.
O secretário de estado de Infraestrutura Ricardo Grando, os deputados estaduais Pepê Collaço, Estener Soratto, Volnei weber e Milton Scheffer e os prefeitos de Tubarão, Jairo Cascaes (também presidente da Amurel) e de Capivari de Baixo, Márcia Roberg Cargnin também discursaram.
Números
A solenidade aconteceu no acesso sul da ponte Stélio Cascaes Boabaid, entre 17h30 e 18h30 de ontem.
Ao todo foram investidos aproximadamente R$ 20,5 milhões, do governo do Estado. A gestão do convênio foi do CIM/Amurel.
A licitação da obra foi concluída em novembro de 2021 e a empresa Traçado Construções cumpriu com folga o prazo de entrega da estrutura central, que era de 2 anos.
A ponte tem 202 metros de extensão e 23 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela.
Depois de concluída a pavimentação da rodovia Aggeu Medeiros, que liga o litoral de Laguna à BR-101, a ponte se ganhará ainda mais importância, pois por ela passarão os milhares de turistas que optarem por este trajeto, já que a Aggeu Medeiros integra o rol de rodovias do chamado Caminhos Serra & Mar.
O CIM/Amurel também é o gestor do convênio com o governo do Estado da obra da Aggeu Medeiros. Esta será entregue em 2025, tal qual a usina de asfalto, outra obra gerida pelo CIM, que está sendo implantada em Pedras Grandes e atenderá às necessidades dos 18 municípios consorciados.