You are currently viewing Dirigentes da Amrec visitam a Amurel para conhecer funcionamento da Associação e consórcios

Dirigentes da Amrec visitam a Amurel para conhecer funcionamento da Associação e consórcios

O presidente da Amrec Valdir Fontanella, prefeito de Lauro Müller, e o diretor executivo da entidade, Sandro Martins, estiveram na Amurel na última sexta-feira (14) para uma visita institucional buscando trocas de experiências e, principalmente, conhecer detalhadamente o funcionamento da Amurel, do CIM/Amurel (Consórcio Multifinalitário da Amurel) e CISAMUREL (Consórcio Interfederativo de Saúde).

Os dirigentes da Associação de Municípios da Região Carbonífera sediada em Criciúma foram recebidos pelo presidente da Amurel, prefeito de Tubarão Estener Soratto Junior, pelo diretor executivo da Amurel Celso Heidemann, também diretor voluntário do CIM/Amurel, pelo coordenador administrativo da Amurel Everson Guimarães, e pelo responsável pelo setor de contabilidade da Amurel e do CIM/Amurel, Ramon Corrêa Mendes.

O diretor Celso Heidemann conduziu a conversa demonstrando, com o auxílio de slides, o funcionamento das três entidades, todas abrigadas no mesmo local, na Rua Rio Branco, Vila Moema, em Tubarão.

Os visitantes demonstraram estar impressionados com as estruturas física, técnica e administrativa das entidades e também, interessados em implantar na Amrec algumas das iniciativas em prática na Amurel e nos consórcios. Uma delas, disse o presidente Valdir Fontanella, são as licitações compartilhadas, através das Atas de Registro de Preço, em funcionamento no CIM/Amurel. Pelas Atas, o CIM oferece aos municípios consorciados a possibilidade de aquisição de materiais, serviços e assessorias.

Sobre o CISAMUREL o diretor explicou que os municípios associados têm conseguido realizar e acessar o mesmo de forma ágil, simplificada e com preços menores, ações e compras conjuntas na área da saúde. Exames, consultas – agora também através da telemedicina -, e a partir desta semana, serviço de transporte de pacientes por aplicativo foram algumas das iniciativas destacadas.

Quanto à Amurel, que goza do prestígio de ser uma das associações de município referência em Santa Catarina, o diretor mostrou as iniciativas executadas ou em andamento, nos últimos anos. Celso elencou a obra da ponte Stélio Cascaes Boabaid, entregue no final do ano passado, a pavimentação da rodovia Aggeu Medeiros, obra com investimento de mais de R$ 85 milhões, com previsão de entrega no final de 2025, e a usina de asfalto, que em breve estará prestando serviço aos 18 municípios associados. Celso mostrou ainda gama de serviços e assessorias que a Amurel presta aos municípios, com destaques para o setor de engenharia e arquitetura, movimento econômico, social, educação e convênios.

O presidente da Amurel Estener Soratto sugeriu aos dirigentes da região carbonífera que se inicie em ciclo de encontros entre associações do Sul do Estado (Amurel, Amrec e Amesc) visando a discutir problemas e projetos de interesse comum às três microrregiões. A proposta foi prontamente aceita pelos representantes da Amrec. Esta pauta voltara a ser tratada em breve.