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Pavimentação da cabeceira da ponte Stélio Cascaes Boabaid marca o início de nova fase da obra da Aggeu Medeiros

Iniciou nesta quarta-feira (22) de manhã os trabalhos para a pavimentação asfáltica da cabeceira da ponte Stélio Cascaes Boabaid (futura travessia entre Tubarão e Capivari de Baixo). Máquinas e homens da empresa Confer, responsável pela obra, estiveram desde as primeiras horas do dia envolvidos no serviço.

Pela estimativa de um dos encarregados, os trabalhos na cabeceira e proximidades devem se estender até segunda-feira, caso as condições do tempo sejam favoráveis.

Isso marca o início da etapa mais aguardada da obra, que é a pavimentação. A pavimentação seguirá da cabeceira em direção a Laguna, no trecho de aproximadamente 24 km da rodovia.

“Nossa expectativa é bastante positiva. O CIM/Amurel obteve na primeira quinzena de maio a liberação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) para a supressão da vegetação nas margens da rodovia Aggeu no trecho de Laguna. No mais tardar, na próxima semana estaremos também resolvendo a questão da troca da rede elétrica e retirada dos postes antigos. Resolvidas estas questões, a empresa terá condições de tocar o serviço com muito mais celeridade “, diz o presidente do CIM/Amurel, Hélio Alberton Junior, prefeito de Grão-Pará.

Os técnicos do CIM/Amurel avaliam também que, pelas características da rodovia, que é predominantemente em linha reta ou com curvas pouco acentuadas, será possível executar o serviço em menos tempo.

O CIM/Amurel é a entidade gestora da obra da Aggeu Medeiros.

Prazos

Pela Lei 8666/93, o prazo máximo para a execução do convênio é 5 anos. No entanto, os contratos com a Confer e com a Iguatemi possuem cláusula determinando 36 meses (3 anos) para execução (podem ser prorrogáveis até o limite do convênio). Portanto, o prazo máximo de conclusão da obra, se considerarmos o limite do convênio é de 31/08/2026.

Medidas

A Aggeu Medeiros terá 1,50 de acostamento (de um lado apenas), mais 7 metros de pista de rolamento, mais 2,50 m de ciclovia, totalizando 11 metros.

O revestimento asfáltico da pista de rolamento terá 5 cm; o revestimento asfáltico do acostamento e ciclovia terá 3 cm.

A espessura da sub-base de macadame seco será de 20 cm. A base, de brita graduada, de 15 cm