You are currently viewing Consórcio Multifinalitário (CIM) lançará oficialmente em março o Plano de Turismo Regional da Amurel

Está marcado para dia 09 de março o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo da Região Serra e Mar, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário e do Colegiado de Turismo e Cultura da Amurel, com apoio da Associação de Municípios da Região de Laguna – Amurel.

O Plano foi construído pela empresa Interface Hospitalidade, vencedora do certame licitatório lançado ainda em 2019, mas que sofreu atrasos consideráveis em razão de uma série de restrições provocadas pela pandemia da Covid-19.

À construção estavam previstas em seis etapas, e todas elas passaram pela avaliação e validação do Ministério do Turismo, atendendo a todos os requisitos estabelecidos.

Depois da entrega oficial do plano iniciar-se-á a execução das ações, com metas estimadas para serem alcançadas entre 3,5 anos e 10 anos.

“O Plano de Turismo é um importante instrumento para promover o desenvolvimento turístico regional integrado e sustentável entre os 18 municípios, de forma a estruturar ações coletivas, qualificando o turismo, visando aumentar a competitividade do Caminhos Serra Mar. Com o objetivo de transformar o destino turístico Caminhos Serra Mar em referência no Turismo Criativo de destinos de Ecoturismo, Turismo Cultural e Gastronômico, tendo como compromisso o desenvolvimento e crescimento sustentável através da inclusão social e preservação dos recursos naturais”, avalia a técnica em Turismo e integrante do Colegiado de Turismo e Cultura da Amurel, Paula Rocha Vieira.

“Vivemos numa região muito agraciada de recursos naturais. Nossos 18 municípios da Amurel têm uma diversidade muito grande, de infraestrutura, turística, étnica, cultural e de recursos naturais, e o Plano vem como um instrumento, uma ferramenta de planejamento para os municípios investirem e conduzirem o turismo de forma ordenada. É uma ferramenta muito importante desenvolvida na gestão do ex-presidente Ibaneis Lembeck, prefeito de São Ludgero, com muita eficiência e competência e nós temos agora a responsabilidade de apresentar pra sociedade, convidar os municípios a abraçar o plano e efetivamente coloca-lo em prática”, diz o presidente do CIM/Amurel, o prefeito de Grão Pará, Hélio Alberton Júnior.