You are currently viewing Programa de Inspeção Regionalizado passa por auditoria do Ministério da Agricultura

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e da Cidasc estiveram desde segunda-feira (14) nas dependências do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amurel – CIM/Amurel, em Tubarão, fazendo uma auditoria do Programa de Inspeção Regionalizado, um dos projetos em fase de execução do Consórcio.

Foi um momento muito esperado pelo CIM, que busca conquistar o selo Sisbi – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.  O Sisbi faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Conquistar a estrutura necessária para ter as condições de equivalência ao Sisbi-POA é a meta do CIM/Amurel, estabelecida em Assembleia Geral Ordinária. Obter equivalência significa que o Mapa reconhece que o CIM/Amurel e os serviços de inspeção vinculados a ele estão equivalentes aos mesmos procedimentos do Mapa.

“Estamos muito confiantes de que a equivalência será concedida. Tive a honra de receber os auditores na segunda e acompanhá-los em visitas de campo, representando nosso presidente Hélio, Alberton Júnior”, disse o diretor executivo do Consórcio Celso Heidemann.

Os auditores estiveram em trabalho de campo nos três estabelecimentos que receberam consultoria para o Sisbi-POA, todos em Tubarão.

“Estamos muito confiantes com todo o trabalho executado pelo CIM e pelos municípios. Tubarão, que teve três estabelecimentos recebendo consultoria para o Sisbi, e Treze de Maio, que embora ainda não tenha tido nenhum estabelecimento indicado, participou na questão da padronização documental”, diz a médica veterinária do CIM, Kessya Niero, responsável pela implantação do programa na região.

O CIM/Amurel busca o reconhecimento de equivalência nos escopos de leite e ovos. “Após a obtenção do certificado Sisbi-POA, se outros escopos quiserem aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, como o mel, carnes, pescados, etc, terá de haver novas auditorias do Mapa”, esclarece Kessya Niero.

Depois de obter o reconhecimento de equivalência, as empresas agropecuárias da região que queiram comercializar seus produtos para outros municípios de Santa Catarina ou para outros estados da federação poderão solicitar adesão ao Sisbi através do CIM/Amurel e adequar-se às condições preconizadas pelo governo federal.

A equipe de técnicos permaneceu na região até o final desta quinta-feira (17). O CIM estima que a decisão sobre reconhecimento de equivalência deva ser definida no até dezembro.