You are currently viewing Três estabelecimentos recebem certificado Sisbi-POA

Três estabelecimentos recebem certificado Sisbi-POA

Foi praticamente um clima festivo a cerimônia de entrega de certificados do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA) a três empresas de Tubarão, indicadas para receber o cetificado de reconhecimento.

É que o orgulho e a satisfação pela conquista desta condição especial de comercialização de produtos, agora em nível nacional, proporcionaram este sentimento às famílias proprietárias dos três estabelecimentos contemplados: Laticínios Cancelier, Ovos Scremin e Ovos Fazenda Dona Benedetta, as três pertencentes ao município de Tubarão.

A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta (21), no auditório da Amurel, e a entrega feita pela equipe do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM/Amurel) contou com a presença de alguns prefeitos, dentre eles dos dois municípios que até o momento, nesta primeira etapa de implantação do sistema inspeção regionalizada, aderiram ao projeto e padronizaram sua legislação de modo a cumprir com as exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Os certificados são para as empresas um reconhecimento que elas atendem aos padrões de inspeção e qualidade alimentar. Para estas empresas, a conquista do selo Sisbi representa ainda a possibilidade de ampliação de mercado em nível nacional.

No final de novembro, uma comitiva do CIM/Amurel esteve na cerimônia de entrega do título de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Mapa. O ato ocorreu no município de Mirassol d’Oeste, no estado de Mato Grosso. Na ocasião, além do CIM/Amurel, outros 24 consórcios públicos intermunicipais de oito estados brasileiros receberam o selo.

O selo conquistado pelo Consórcio, por enquanto, é válido para os escopos leite e ovos. A intenção do CIM é buscar a ampliação nos escopos de carnes, pescados e mel.

Obter equivalência significa que o Mapa reconhece que o CIM/Amurel segue os padrões do Ministério. O CIM implantou o Programa de Inspeção Regionalizado em 2022 e buscou a adesão dos 18 municípios associados.

Diante do grau de exigências e da quantidade de adequações e procedimentos estabelecidos pelo Mapa para a obtenção do selo, até o momento somente Tubarão e Treze de Maio aderiram. Os demais poderão aderir a qualquer momento, desde que sigam um processo de padronização das leis e procedimentos.

Os prefeitos Jairo Cascaes, de Tubarão, Ibaneis Lembeck, de São Ludgero, Luiz Paulo Rodrigues Mendes, prefeito de Armazém e presidente da Amurel eleito para o mandato 2024 e Agnaldo Carara, vice-prefeito de Treze de Maio estavam presentes à entrega. O presidente do CIM, prefeito de Grão Pará Hélio Alberton Junior, o diretor executivo do CIM, Celso Heidemann e a médica veterinária Kessya Niero também compuseram a mesa de autoridades. Kessya é a responsável pela implantação do sistema de inspeção regionalizado na Amurel e aproveitou a ocasião para agradecer às pessoas nos dois municípios que estiveram diretamente ligadas ao processo “Quero agredecer o empenho da Elaine dos Santos Heberle, médica veterinária de Tubarão, Ruth Paes Silvério, técnica do Serviço de Inspeção Municipal de Tubarão, ao Robson Cesconetto, médico veterinário de Treze de Maio e à Gislaine Tedesco Pacheco, técnica do SIM de Treze De Maio. A dedicação destas pessoas foi fundamental para alcançarmos a nossa conquista”, disse.

As empresas

Laticínios Cancelier, localizado na Estrada Geral Areado, em Tubarão.
Ovos Scremin, situada na Estrada Geral Rio do Pouso, em Tubarão.
Ovos Fazenda Dona Benedetta, localizada na Estrada Geral Barra do Norte, em Tubarão.

O Sisbi/POA, parte integrante do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), é um sistema que unifica diferentes serviços de inspeção animal em todo o país. Seus principais objetivos são padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a qualidade, a inocuidade e a segurança alimentar para os consumidores.

Esta iniciativa destaca o compromisso das empresas com os mais altos padrões de qualidade na produção de alimentos de origem animal, reforçando a importância da região da Amurel na oferta de produtos seguros e de excelência para o mercado consumidor. A entrega dos certificados representa um marco para essas empresas, reconhecendo seu esforço contínuo em atender às rigorosas normas de inspeção e garantir a satisfação e a segurança dos consumidores.